PRECISO PAGAR PELA ASSISTĂNCIA TĂCNICA DURANTE A GARANTIA?
- Ramona Gonçalves Bermudes
- 20 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
AssistĂȘncia TĂ©cnica durante o perĂodo de garantia - Veja quais sĂŁo os seus direitos!

Essa Ă© uma dĂșvida comum que surge quando um produto apresenta problemas durante o perĂodo de garantia. E a resposta, em geral, é NĂO, vocĂȘ nĂŁo precisa pagar pela assistĂȘncia tĂ©cnica se o produto estiver na garantia. Mas atente-se de procurar a assistĂȘncia tĂ©cnica correta durante esse perĂodo, que serĂĄ sempre junto ao fornecedor, ou em alguma autorizada pelo fornecedor ou fabricante.
O CĂłdigo de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao consumidor o direito Ă assistĂȘncia tĂ©cnica gratuita durante o prazo de garantia. Esse prazo pode ser dividido em duas categorias:
Garantia legal: à obrigatĂłria para todos os produtos e dura, no mĂnimo, 30 dias a partir da data da compra.
Garantia contratual:Â Ă oferecida pelo fabricante ou loja e pode ter um prazo maior que a garantia legal.
Em ambos os casos, o consumidor tem direito a:
Reparo gratuito do produto: A empresa deve utilizar peças originais e novas no conserto.
Substituição do produto por um novo: Se o reparo nĂŁo for possĂvel ou o produto apresentar o mesmo problema novamente, o consumidor pode exigir a troca por um novo.
Restituição do valor pago: Se o consumidor não quiser o reparo ou a troca do produto, ele pode optar pela devolução do dinheiro.
Ă importante ressaltar que:
O consumidor deve apresentar a nota fiscal ou outro comprovante de compra para solicitar a assistĂȘncia tĂ©cnica.
A empresa nĂŁo pode cobrar nenhuma taxa pelo serviço de assistĂȘncia tĂ©cnica durante a garantia.
O prazo para o reparo do produto nĂŁo pode ser superior a 30 dias.
Se o consumidor nĂŁo estiver satisfeito com o atendimento da empresa, ele pode reclamar no Procon ou no Juizado Especial CĂvel.
Dicas para evitar problemas:
Leia atentamente o manual do produto antes de usĂĄ-lo.
Guarde a nota fiscal ou outro comprovante de compra.
Em caso de dĂșvidas ou problemas com o produto, entre em contato com a empresa atravĂ©s do canal de atendimento ao cliente.
Lembre-se: VocĂȘ tem direitos como consumidor e nĂŁo precisa pagar por serviços que jĂĄ estĂŁo inclusos na garantia do produto.
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Dra. Ramona Gonçalves Bermudes
Advogada