top of page

PRECISO PAGAR PELA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DURANTE A GARANTIA?

Assistência Técnica durante o período de garantia - Veja quais são os seus direitos!


conserto de eletrodomestico e assistencia tecnica de produto na garantia

Essa é uma dúvida comum que surge quando um produto apresenta problemas durante o período de garantia. E a resposta, em geral, é NÃO, você não precisa pagar pela assistência técnica se o produto estiver na garantia. Mas atente-se de procurar a assistência técnica correta durante esse período, que será sempre junto ao fornecedor, ou em alguma autorizada pelo fornecedor ou fabricante.


O Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao consumidor o direito à assistência técnica gratuita durante o prazo de garantia. Esse prazo pode ser dividido em duas categorias:


  • Garantia legal: É obrigatória para todos os produtos e dura, no mínimo, 30 dias a partir da data da compra.

  • Garantia contratual: É oferecida pelo fabricante ou loja e pode ter um prazo maior que a garantia legal.


Em ambos os casos, o consumidor tem direito a:


  • Reparo gratuito do produto: A empresa deve utilizar peças originais e novas no conserto.

  • Substituição do produto por um novo: Se o reparo não for possível ou o produto apresentar o mesmo problema novamente, o consumidor pode exigir a troca por um novo.

  • Restituição do valor pago: Se o consumidor não quiser o reparo ou a troca do produto, ele pode optar pela devolução do dinheiro.


É importante ressaltar que:


  • O consumidor deve apresentar a nota fiscal ou outro comprovante de compra para solicitar a assistência técnica.

  • A empresa não pode cobrar nenhuma taxa pelo serviço de assistência técnica durante a garantia.

  • O prazo para o reparo do produto não pode ser superior a 30 dias.

  • Se o consumidor não estiver satisfeito com o atendimento da empresa, ele pode reclamar no Procon ou no Juizado Especial Cível.


Dicas para evitar problemas:


  • Leia atentamente o manual do produto antes de usá-lo.

  • Guarde a nota fiscal ou outro comprovante de compra.

  • Em caso de dúvidas ou problemas com o produto, entre em contato com a empresa através do canal de atendimento ao cliente.


Lembre-se: Você tem direitos como consumidor e não precisa pagar por serviços que já estão inclusos na garantia do produto.


Este post foi útil? Compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também fiquem informados sobre seus direitos!



Dra. Ramona Gonçalves Bermudes

Advogada

 
 
 

Comentários


© 2022 por Ramona Gonçalves. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page