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PRECISO PAGAR PELA ASSISTÊNCIA TÉCNICA DURANTE A GARANTIA?

AssistĂȘncia TĂ©cnica durante o perĂ­odo de garantia - Veja quais sĂŁo os seus direitos!


conserto de eletrodomestico e assistencia tecnica de produto na garantia

Essa Ă© uma dĂșvida comum que surge quando um produto apresenta problemas durante o perĂ­odo de garantia. E a resposta, em geral, é NÃO, vocĂȘ nĂŁo precisa pagar pela assistĂȘncia tĂ©cnica se o produto estiver na garantia. Mas atente-se de procurar a assistĂȘncia tĂ©cnica correta durante esse perĂ­odo, que serĂĄ sempre junto ao fornecedor, ou em alguma autorizada pelo fornecedor ou fabricante.


O CĂłdigo de Defesa do Consumidor (CDC) garante ao consumidor o direito Ă  assistĂȘncia tĂ©cnica gratuita durante o prazo de garantia. Esse prazo pode ser dividido em duas categorias:


  • Garantia legal: É obrigatĂłria para todos os produtos e dura, no mĂ­nimo, 30 dias a partir da data da compra.

  • Garantia contratual: É oferecida pelo fabricante ou loja e pode ter um prazo maior que a garantia legal.


Em ambos os casos, o consumidor tem direito a:


  • Reparo gratuito do produto: A empresa deve utilizar peças originais e novas no conserto.

  • Substituição do produto por um novo: Se o reparo nĂŁo for possĂ­vel ou o produto apresentar o mesmo problema novamente, o consumidor pode exigir a troca por um novo.

  • Restituição do valor pago: Se o consumidor nĂŁo quiser o reparo ou a troca do produto, ele pode optar pela devolução do dinheiro.


É importante ressaltar que:


  • O consumidor deve apresentar a nota fiscal ou outro comprovante de compra para solicitar a assistĂȘncia tĂ©cnica.

  • A empresa nĂŁo pode cobrar nenhuma taxa pelo serviço de assistĂȘncia tĂ©cnica durante a garantia.

  • O prazo para o reparo do produto nĂŁo pode ser superior a 30 dias.

  • Se o consumidor nĂŁo estiver satisfeito com o atendimento da empresa, ele pode reclamar no Procon ou no Juizado Especial CĂ­vel.


Dicas para evitar problemas:


  • Leia atentamente o manual do produto antes de usĂĄ-lo.

  • Guarde a nota fiscal ou outro comprovante de compra.

  • Em caso de dĂșvidas ou problemas com o produto, entre em contato com a empresa atravĂ©s do canal de atendimento ao cliente.


Lembre-se: VocĂȘ tem direitos como consumidor e nĂŁo precisa pagar por serviços que jĂĄ estĂŁo inclusos na garantia do produto.


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Dra. Ramona Gonçalves Bermudes

Advogada

 
 
 

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