LEI JOCA VAI GARANTIR DIREITOS DE VIAGENS COM PETS?
- Ramona Gonçalves Bermudes
- 18 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Entenda como está o andamento da Lei Joca - o Projeto de Lei 1474/2024

Até o dia 18 de junho de 2024, o projeto de lei conhecido como "Lei Joca" se encontra em tramitação no Senado Federal.
Mas é muito importante você saber que o Projeto de Lei discutido não está trazendo, até agora, a garantia de que Pets poderão voar na cabine! Entenda:
O Projeto de Lei menciona em seu artigo 4º que os Cães-guias poderão viajar na cabine de passageiros, mas essa regra não abrange os demais Pets, pelo menos até o momento.
O que já foi aprovado na Câmara dos Deputados:
Animais de estimação poderão viajar na cabine da aeronave (somente cães-guias), os demais viajarão em contêineres adequados e confortáveis, seja na cabine ou nas câmaras de acondicionamento, observando sempre o bem estar dos animais.
Aeroportos com mais de 600 mil passageiros por ano deverão ter um médico-veterinário para auxiliar no embarque, desembarque e acomodação dos animais.
As companhias aéreas poderão recusar o transporte do animal se houver risco à sua saúde, à segurança ou por restrições operacionais.
O que ainda está em discussão no Senado:
Obrigatoriedade ou não da presença de médico-veterinário em todos os aeroportos.
Tamanho máximo dos contêineres para transporte na cabine.
Critérios para recusa do transporte por parte das companhias aéreas.
No dia de hoje o processo encontra-se em análise da Comissão de Meio Ambiente. Após os trâmites o projeto retornará para a Câmara dos Deputados para avaliação das alterações feitas até o momento. Aprovado na Câmara, seguirá para sanção ou veto Presidencial.
Para saber mais:
Notícias sobre a Lei Joca no Senado: https://www12.senado.leg.br/noticias/videos/2024/05/lei-joca-projeto-visa-dar-seguranca-a-pets-no-transporte-em-viagens
Tramitação do PL 1474/2024 no Senado: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/163245
É importante acompanhar a tramitação do projeto no Senado para saber as últimas novidades e como a lei poderá afetar o transporte de animais de estimação no Brasil.
